A área da saúde lida diretamente com o cuidado e tratamento da vida de pessoas, seja em clínicas, consultórios ou hospitais. Levando isso em consideração, é extremamente importante que seja oferecido um atendimento humanizado e satisfatório para os pacientes, fazendo com que eles recebam apoio físico e psicológico.
O atendimento humanizado deve ser priorizado durante toda a jornada de relacionamento do paciente com a sua clínica: desde o agendamento até o pós-consulta.
Um atendimento de má qualidade pode acabar manchando a imagem do estabelecimento da área da saúde.
É por isso que no post de hoje, decidimos trazer alguns pontos a respeito da importância do atendimento humanizado em clínicas, consultórios e hospitais.
O que é o atendimento humanizado?
Podemos atrelar o atendimento humanizado ao diálogo atencioso com o paciente, isto é, compreender e ouvir a pessoa de forma respeitosa, cordial e empática. O foco é resolver o problema do paciente através de respostas acolhedoras.
O atendimento humanizado visa construir um relacionamento duradouro e verdadeiro entre o paciente e a marca, unindo o comportamento ético ao conhecimento técnico para oferecer a melhor resolução do problema.
Como aplicar o atendimento humanizado?
Na área da saúde, o segredo para aplicar o atendimento humanizado se resume em uma palavra: empatia. A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro para entender seus sentimentos e sua realidade.
Quando aliamos empatia ao atendimento, temos o atendimento humanizado, fazendo com que os pacientes tenham maiores chances de apresentar melhoras, uma vez que a saúde emocional esteja harmonizada e não seja prejudicada durante o atendimento e tratamento.
Quais são os benefícios de se aplicar o atendimento humanizado?
O atendimento humanizado não impacta apenas na experiência do paciente, como também traz benefícios para quem o pratica. Veja como:
Prática da ética: a premissa básica para qualquer profissional da saúde é atender bem o paciente. Tratar as pessoas com empatia não só é o objetivo do atendimento humanizado, como é uma questão de ética profissional.
Fortalecimento da marca: ao tratar os pacientes de maneira humanizada, o estabelecimento passa uma imagem positiva ao público. Um ponto importante aqui é que, nos dias de hoje, é possível deixar avaliações e comentários nas redes sociais, e uma clínica, consultório ou hospital que pratica o atendimento humanizado, com certeza terá muitas críticas positivas no seu perfil.
Fidelização de clientes: você já recomendou um estabelecimento a alguém por ter recebido um bom atendimento? Certamente sim. O atendimento é crucial para conquistar a preferência do público.
Otimização do tratamento: quando focamos nas reais necessidades e problemas dos pacientes, temos um maior entendimento de como otimizar o tratamento para que ele seja cada vez melhor.
Agora você já sabe o que é, como aplicar, quais os benefícios e qual é a importância do atendimento humanizado em clínicas, consultórios e hospitais.
Vale ressaltar uma coisa: para que o atendimento humanizado seja implantado de forma mais eficaz no estabelecimento, é importante que toda a equipe faça parte dos treinamentos de aplicação da estratégia e esteja por dentro do assunto.
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